'Menzoberranzan' é um jogo com um enredo pertencente ao universo do "Frogotten Realms". Tem elementos de 'Ultima Underworld' (com um mundo 3D e acção em tempo real) e o conceito do jogo é, de certa forma, semelhante à série da "Westwood", 'Eye of the Beholder'.
A história começa com dois heróis que são convidados para tomar uma bebida na taberna da cidade. Mas há algo de sinistro que ocorre no exterior. Os "Malvados Drow" começaram a atacar os habitantes da cidade e a levarem muitos deles como prisioneiros. Ainda pegam fogo a algumas casas. E assim, começa a nossa missão.
Começa-se por se criar dois personagens. Estes podem ser homem ou mulher e escolhem-se de entre uma de 6 raças (Gnomos, Humanos, Anões, Hobbits, Elfos e Semi-Elfos). Cada raça terá as suas próprias características, que "vêm ao de cima" quando se escolhe a classe dos personagens. Por exemplo, com algumas raças não podem ser paladinos ou guerreiros enquanto que com outras não podem ser caóticos. Cada raça e classe fará uso do seu próprio tipo de armas e diferentes feitiços para começar. Mas não se preocupem muito com isso, pois o grupo logo crescerá. Bem, a agora que já expusemos os dados, escolhemos os personagens e o nosso pequeno grupo está reunido na taberna (a tomar uns copos) surge a primeira missão - por fim aos incêndios nas casas dos habitantes da cidade.
As batalhas são em tempo real, portanto pode haver alguma dificuldade em "manejar" 4 personagens ao mesmo tempo. Mas o interface está muito bem feito portanto, será apenas uma questão de hábito. Um clique sobre o ícone da medalha dará a lista dos feitiços que o personagem sabe. O ícone do mapa trará ao ecrã um mapa muito bom, ao género de Ultima Underworld, que permite tomar notas. Os ícones para gravar o jogo são apenas o "quick save" (gravar rápido) e "quick load" (carregar rápido). Pode-se também gravar o mapa. Quando se aprender a levitar ou a voar (às vezes pode ser vantajoso durante um combate) surgirá uma barra de deslocamento que permite levantar ou baixar o grupo.
Outro aspecto importante, se clicarem no canto superior direito, surgirá um menu que permitirá gravar ou carregar um jogo gravado, rezar (semelhante aos templos em Ultima) e deixar o grupo de personagens descansar. É também importante ler o ficheiro "readme.txt" que tem informações sobre como criar os personagens e mais importante, dá conta de alguns erros que pode surgir no mapa.
O jogo tem uma melodia agradável e existem alguns efeitos sonoros (nada de muito especial). A história está interessante e vai-se revelando à medida que se progride no jogo. Os gráficos são bons para a época em que o jogo foi feito, e é muito agradável ver como foram conseguidos tantos "espaços abertos". Infelizmente, mais tarde ou mais cedo, o grupo terá de entrar em cavernas. Não sou um grande fã do género RPG mas, gostei de jogar este jogo. Nunca consegui ir até ao fim, penso que apenas consegui chegar até cerca de 1/3 e isto foi usando o "gravar rápido" e sem ler metade dos diálogos. Por isso penso que poderá ser ultrapassado por um jogador mediano, tendo no entanto em conta que pode ser muito difícil. O meu voto é de 4 porque o acho divertido e todos o deviam experimentar. É um clássico para os fãs do género RPG.