A KOEI foi muito diligente no seu primeiro ano tendo produzido 7 jogos, um dos quais foi L'Empereur. O jogo coloca-vos no papel de Napoleão desde o início da sua carreira, aos seus últimos dias de glória como governante indisputável da França.
Irão começar o jogo com uma força muito pequena, e tal como o próprio Napoleão precisarão de usar a vossa artilharia para ultrapassar as linhas inimigas. Um assalto a toda a força irá resultar numa derrota certa. A melhor estratégia será desmoralizar as tropas inimigas com disparos de canhões, e depois cair em cima delas com as forças de assalto. A cavalaria funciona melhor contra a infantaria, e a infantaria é melhor contra a artilharia. MAS... mesmo que as coisas pareçam estar a correr bem e o inimigo perca um batalhão atrás de outro, ainda é possível ser derrotado por se ficar sem comida. Há que estar sempre preparado para uma longa batalha e levar sempre mais comida que aquela que se julgue ser necessária.
Depois de jogar este jogo por algum tempo vocês, tal como Napoleão, irão começar a adorar a vossa artilharia. Será a vossa ferramenta mais importante no campo de batalha. Uma mão cheia de canhões pode alterar o rumo da guerra portanto protejam essas unidades a todo o custo. Terão de colocar os vossos canhões em posições estratégicas, já que o terreno também tem influência. Não podem ver o que está atrás de florestas, montanhas e outros objectos, o que limita o alcance e a eficiência dos vossos canhões. Isto no entanto também funciona a vosso favor. Usem o terreno em vosso benefício. Montem armadilhas nos vales onde o inimigo só pode deslocar uma unidade de cada vez. Posicionem as vossas tropas fora do alcance dos canhões inimigos, escondam-se atrás de obstáculos. E seja qual for a vossa estratégia, continuem sempre a desmoralizar o inimigo com a vossa artilharia.
L'Empereur pode ser controlado quer com o rato quer com o teclado, o que é realmente espantoso para um jogo que foi feito em 1989. O rato pode ficar um pouco atrofiado às vezes (deixando imagens "fantasmas" ou desaparecendo de vez em quando), mas isso não prejudica o jogo em nada já que só vos tomará alguns segundos para mudar o cenário (para fazer desaparecer as imagens fantasmas) ou para localizar o ponteiro do rato já que ele continuará a fazer sobressair tudo aquilo por onde passe. Para poderem dar comandos no mapa, simplesmente façam clique e mantenham pressionado o botão esquerdo do rato e escolham o comando do menu de comandos que irá aparecer no topo do ecrã.
Quanto aos sons e música no jogo, são realmente bastante bons para a época. Posso facilmente imaginar-me a ouvir a música uma vez atrás de outra quando era miúdo (para grande aborrecimento dos meus pais). A música e os sons no entanto seriam imediatamente aniquilados nos dias de hoje, mas no seu tempo era tocado com o volume no máximo nos quartos dos miúdos em todo o mundo.
Este jogo é um dos poucos títulos de estratégia da KOEI que não tem um modo multi-jogador.