Acho que Sokoban é um dos primeiros jogos puzzle alguma vez feitos. A companhia japonesa Spectrum Holobyte desenvolveu-o em 1984, por isso já teve o seu aniversário de 20 anos.
Não é apenas um dos primeiros; também é um dos melhores. Nos anos desde o desenvolvimento do jogo até hoje, muitos clones do Sokoban foram feitos. Se procurares no Google, encontras à volta de 150.000 resultados. Há tudo desde versões online java, até jogos maiores como Docker Sokoban.
Sokoban é um jogo simples. Há algumas caixas que têm que ser empurradas para o lugar certo. Para fazeres isto, tens em controlo um pequeno, que pode andar e empurrar. Os primeiros 5-6 níveis são fáceis, e não demoram muito tempo. Depois vai ficando mais e mais difícil. Quando tiveres completado os primeiros 15-20 níveis, já vais ter que pensar muitos passos à frente para avançares. Há 50 níveis no jogo, por isso podes jogar durante horas.
Se gostares de competir com os teus amigos, podes jogar em multi-jogador. Então jogam por turnos, e ganham pontos dependendo do número de movimentos usados e o tempo que passou. E se isto não chega, também há um editor de níveis integrado, por isso podes fazer os teus próprios níveis. Quando era um miúdo, eu e outros costumávamos passar muito tempo a fazer níveis para competir com outros.
O som em Sokoban não é nada de especial. O único som no jogo são os passos do homem quando se move, e uma pequena melodia quando acabas o jogo. Isto é tocado em pc-speaker. Os gráficos são bons, se pensarmos no quanto o jogo é antigo. Mas estas coisas não são relevantes neste jogo, porque te deves concentrar no puzzle.
Ao fim de tudo, acho que Sokoban é um dos melhores jogos de puzzle feitos. Manteve-me confuso durante horas, e diverti-me imenso. Se gostas de puzzles, este é um "tenho que ter".
Nota: Como este jogo é muito velho, corre muito depressa até nas definições padrão do Dosbox, por isso deves reduzir os ciclos-cpu no Dosbox carregando em CTRL-F11 múltiplas vezes.