O SimCity foi lançado em 1989. Foi um dos títulos mais inovadores do seu tempo, permitindo ao jogador planear, construir e manter um cidade a partir do nada. A versão para Windows de 1994 foi bastante pouco apreciada, e depois de ter falhado as suas perspectivas de venda nas lojas, SimCity Classic foi retirado das prateleiras logo após o lançamento da sua sequela - SimCity 2000 - em 1995. Isto foi um infortúnio já que, foi a melhor versão de uma das séries mais originais e imaginativas de todos os tempos.
Tu começas com nada mais que uma pequena quantidade de dinheiro e um pedaço de território, e é a tua tarefa criar e manter uma cidade. Como "planeador da cidade"m tu escolhes "o quê" vai ser construído e "onde": zonas residenciais, industriais e comerciais bem como infra-estruturas de tráfego e de energia. Precisas de manter um certo equilíbrio para fazeres a tua cidade florescer suavemente; cada tipo de zona precisa das outras, e terás de atingir o equilíbrio perfeito.
O primeiro passo é, geralmente, construir a central de energia eléctrica: nada se mantêm sem energia. Depois há que definir as zonas. No entanto as zonas não se vão desenvolver sem as infra-estruturas de circulação de trânsito adequadas, tais como estradas e caminhos-de-ferro; e como é claro, elas precisam de estar ligadas à tua central de produção de energia. Eventualmente à medida que a tua cidade for crescendo, precisarás de esquadras de polícia e de quartéis de bombeiros e um pouco mais de tudo: mais infra-estruturas de produção de energia, mais área atribuída para cada zona, mais infra-estruturas e transito. Constantemente a ser construídas à volta da cidade inicial. No entanto há muito e muito mais com que te preocupares.
Tu também ages como o "Mayor" (ou o "pêrresideente da Caamâraa"), e poderás aumentar ou diminuir os impostos, e também providenciar diversos financiamentos. Se aumentares os impostos demasiado e ninguém vai querer viver ou trabalhar nas tua cidade, se os baixares demasiado, irás arriscar-te a ficar arriscas-te a ficar rapidamente arruinado. Mais uma vez terás de encontrar o equilibro correcto, dependendo da situação em que estiveres. Simplesmente construir mais e mais não terá efeito se não conseguires equilibrar o teu orçamento.
Depois surgem os desastres naturais, tudo desde incêndios a tremores de terra, inundações e aparições ocasionais de répteis monstruosos gigantescos. Tens no entanto uma opção para desactivares estas calamidades, mas e onde está a piada de jogar assim? Poderás dar contigo a destruíres os teus próprios edifícios para tentares evitar que os incêndios se espalhem ou a construir quartéis de bombeiros directamente no seu caminho. Tudo e mais alguma coisa vale quando se trata de salvar a tua criação da ruína.
Não existe maneira de ganhar este jogo. Tens um índice de aprovação que aumenta ou diminui dependendo do modo como fazes a gestão da tua metrópole, mas não há fim, e não há maneira de "bater" o jogo. Ainda assim, é isso que faz SimCity Classic ser tão bom. É uma verdadeira simulação: não podes simplesmente parar de manter uma cidade na vida real. Enquanto te mantiveres interessado, e muito provavelmente isso irá acontecer, poderás continuar a melhorar e a modificar a tua cidade.
No caso de quereres experimentar algo diferente, existem alguns excelentes cenários pré-definidos que poderás experimentar. Desde os famosos bombardeamentos de Hamburgo em 1944, até ao não-tão-famoso ataque de um monstro no Japão da década de 50, é a tua tarefa salvar cidades reais do seu "Armageddom". Estes não vão manter o teu interesse durante muito tempo, e provavelmente não quererás jogar cada um deles mais que uma vez ou duas, mas sempre são uma alternativa bem-vinda.
Os gráficos do jogo nunca são de deitar fora; é sempre fácil ver no que se está a mexer e o que precisa de ser feito. Os controlos são bastante superiores à versão original de DOS e os sons são bons, a musica é simplesmente excelente - umas trilhas sonoras tipo "jazz" que nunca ficam fora de moda. Em miúdo, perdi muitas horas a jogar este maravilhoso jogo bem como a sua sequela SimCity 2000 (também disponível neste nosso site). Nunca envelhece, e deverá manter-te ocupado durante uns tempos. Não há nenhuma maneira de eu atribuir uma pontuação a este jogo que não seja um 5, e tenho a certeza de que muitos de vocês irão concordar.