Shogun é um jogo bizarro da Mastertronic que vos coloca nas pegadas de alguns "sapatos" da era feudal Japonesa. Embora o jogo seja a "D, os movimentos no jogo são apresentados numa perspectiva isométrica, querendo isso dizer que quando carregam na tecla para cima, o vosso personagem magicamente levita no ar. Não percebo muito bem esta mecânica, mas o jogo em si está muito bom.
Os cenários estão bem desenhados, com pequenas pessoas diferentes a correrem de um lado para o outro, edifícios com uma arquitectura interessante, e muito mais. Os gráficos não são nada de especial para a altura em que o jogo foi concebido, mas ainda assim dão uma certa sensação do Japão feudal. A música e os sons são na verdade muito melhores do que seria de esperar, com música de fundo na forma de pequenos bleeps, tal como os efeitos sonoros. Não são um som divinal, mas servem o seu propósito e oferecem pistas ou "confirmações".
Em Shogun, vocês escolhem a vossa identidade (um determinado personagem) e depois seguem a sua história. Isto tem basicamente o aspecto de uma Aventura, pois poderão falar com outros personagens, atacá-los, ou trocar objectos com eles. Têm vários comandos à vossa disposição tais como, "attack" (atacar), "examine" (examinar), "talk" (falar), entre outros. Shogun é de difícil aprendizagem, e vocês vão ter de o recomeçar vez após vez para conseguirem aprender a mecânica básica do jogo pois não existem instruções adequadas. No entanto a sua jogabilidade é excelente, e Shogun é um "obra-prima". Se não se importam com os gráficos ultrapassados e alguns dos seus "saltos gráficos" ocasionais, devem experimentá-lo!