Olá, tenho o prazer de vos informar que, para poderem jogar este jogo terão de estar "bem mortos", portanto, comecem lá a fazer o download, extraiam o respectivo arquivo, corram o ficheiro "MENU" e chutem o balde para poderem ser o "Scapeghost" (fantasma fugitivo).
É tudo muito simples. Existe um detective corrupto na cidade que está envolvido em negócios de drogas e que precisa de alguém que fique com as culpas dos seus actos. O vosso personagem acabou de ser assassinado ficando a ser o seu "bode expiatório". Mas como a vossa alma não consegue encontrar paz no outro mundo, resolve voltar para assombrar o mundo dos vivos como fantasma, e daí i título de Scapeghost.
Este jogo tem os melhores gráficos que alguma vez vi em jogos de aventuras baseados em texto e é suportado por vários modos gráficos. Não há, no entanto qualquer animação ou som. É possível gravar ou carregar um jogo e como é claro, recomeçar do início.
O jogo consiste em três partes:
- November Graveyard (o tumulo de Novembro)
- Haunted House (a casa assombrada)
- Poltergeist (assombração em torno de uma pessoa)
Cada parte pode ser jogada separadamente, mas eu recomendo vivamente que joguem o jogo desde o inicio da primeira parte até aos fim da terceira.
Podem encontrar um livro com dicas AQUI, mas para aqueles que simplesmente querem ganhar o jogo rapidamente tomando o "atalho" máis rápido eu incluí também um "walkthrough" nos extras.
Portanto, sobre o que é este jogo?
Tal como eu já disse, o vosso personagem foi tramado por um detective corrupto. Ele usa o cemitério para esconder drogas, onde também são feitas as entregas e as recepções. Como fantasma, o vosso personagem está agora plantado no cemitério, sem viva alma à vista. Há no entanto outros mortos por ali à volta.
Vocês lembram-se do filme Ghost? Bem, este jogo é (embora não seja a versão para PC dele) mais antigo que esse filme (a versão para o Commodore64 foi feita em 1989), portanto ninguém pode reclamar a dizer que as ideias foram retiradas do filme. Lembram-se que o Patrick Swayze teve de aprender a interagir com objectos físicos? Bem, essa é a primeira tarefa no jogo. Começa-se por se apanhar pedrinhas de gravilha, folhas e pétalas, simplesmente para fortalecer o espírito.
Portanto este é um jogo muito bom que eu realmente gostei de jogar no velho Commodore64 e que também adorei voltar a jogar no PC. E espero que também se divirtam muito a jogá-lo, embora não seja um jogo dos mais fáceis (sem o "walkthrough").