Risk - um jogo clássico para domínio do mundo (pelo menos eu acho que é o que eles disseram no anuncio de TV para o jogo de tabuleiro original). Sim, originalmente era um jogo de tabuleiro e esta versão para computador é uma adaptação fiel dele e um clássico jogo de estratégia por turnos que certamente vale a pena ter.
Os gráficos são o standard EGA (nada de tirar a respiração, mas ainda assim giros). Tudo é controlado com o rato, portanto os controlos são realmente bastante simples (a única coisa onde fazer clique não chega é no numero de unidades - se o querem mudar, têm de o escrever com o teclado). No jogo também surgem alguns beeps que supostamente deveriam ser o som, mas sugiro que os desliguem e ponham uma musica de fundo pomposa (a minha costuma ser "Carmina Burana" de Carl Orff).
A melhor coisa deste jogo é que se pode convidar até cinco amigos para jogar, ou pode-se jogar contra o computador (há três níveis de dificuldade). Infelizmente não existe opção para se jogar através de um modem, portanto quem quiser fazer o papel de anfitrião bem poderá preparar um lanchezito.
Então, o que é que se tem de fazer? Bem, isso depende do tipo de jogo que se escolher. Existe o jogo "completo" (full game) ou a "versão curta" (short game) - ambas nas versões US e UK. Quando se escolhe a o jogo "completo", será preciso conquistar o mundo todo e derrotar todos os oponentes. A versão curta por sua vez consiste numa missão (que pode ser por exemplo, conquistar um continente, capturar 24 territórios, etc.) e ganha-se quando se completa a missão. A diferença entre as versões US e UK tem uma natureza diferente. Quem está familiarizado com o jogo sabe que as cartas do "Risk" podem ser trocadas por mais unidades. São precisas três cartas do mesmo tipo (cavalaria, artilharia ou infantaria) ou uma de cada categoria (também se pode ter uma carta de Joker). Na versão UK é atribuído um certo número de unidades para cada conjunto (infantaria - 4; cavalaria - 6; artilharia - 8; e cartas diversas - 10). A versão US tem um sistema diferente. De cada vez que se muda um conjunto recebe-se mais unidades. Portanto, quanto mais se muda (não interessa que tipo de conjunto), mais unidades se obtêm.
Mas e como é que se "luta"? Simples, lança-se um dado (como em qualquer jogo de tabuleiro).
Mas chega de conversa, está na hora de jogar esta preciosidade que, certamente merece pelo menos um 4.