Pega no terror, excitação e enredo de Crazy Tazi e põe o Duke Nukem no lugar do condutor. É assim que eu descreveria Quarantine. É rápido, cheio de acção e extremamente hilariante.
Imagina um lugar no futuro chamado Kemo City onde o céu é cinzento, os edifícios estão prestes a cair à tua volta... Tu estás desempregado e não tens maneira de conseguires concretizar os teus objectivos. A vida "cospe-te" para a cara em cada dia que passa. E quando tu pensas que não pode ficar pior do que isto, o inferno inteiro fica à solta à tua volta. Os carros subitamente começam a acelerar pelas ruas... Saltando do caminho mesmo antes de o primeiro carro te poder espalmar no pavimento, rapidamente te metes em pé e corres para te proteger no primeiro edifício que conseguires encontrar.
Então a vida prega-te uma rasteira... Os carros estão armados! As balas começam a cruzar o ar e algumas encontram o caminho para o edifício onde te estás a esconder. Várias outras pessoas gritam à medida que são atingidas pela contínua rajada de metal, pintando as paredes de vermelho com sangue e com as suas entranhas. Atiras-te para o chão, quando sentes uma bala a zunir quando passa junto ao cabelo do teu pescoço. Demasiado perto! Aparentemente este não é um bom sítio para se estar.
Descobres então que tens um dilema: o edifício não é seguro, mas para onde poderás tu ir? As ruas são ainda mais mortíferas. Seja como for... Não poderás continuar ali, isso é um facto! Enquanto as balas continuam a varrer todas as direcções, tu rastejas para a saída mais próxima... Tentando evitar olhar para os corpos estendidos por todo o chão e mobiliário. Todo ensanguentado e em choque chegas ao teu destino e entras num pequeno beco nas traseiras. Este beco está protegido por uma espessa parede de tijolo... Finalmente em segurança! De modo nenhum as balas conseguirão furar estas paredes! É tempo de relaxar e pensar num plano.
Cuidadosamente chegas-te à esquina e espreitas para veres numerosos carros que andam de um lado para o outro na rua e disparam contra tudo o que mexe. Os outros peões são mortos instantaneamente pelos carros que os esmagam com os seus pára-choques ou os alvejam à distância. Depressa os corpos dão origem a um pequeno rio de sangue que lentamente abre o seu caminho até ao sistema de esgotos da cidade. Salpicos de sangue são atirados para o ar quando os veículos passam a alta velocidade pelas poças de sangue que se formam no pavimento. Então subitamente faz-se luz na tua mente... Os carros não estão a apontar para as pessoas que estão nas ruas. Eles estão a tentar acertar uns nos outros! Bem... Talvez o tipo no táxi amarelo esteja a tentar matar os peões, mas os outros estão a tentar rebentar com os outros carros!
Ficas espantado com o facto de os carro poderem receber todas estas injurias e continuar a andar, até que um deles é empurrado e arrastado ao longo de um edifício... Arrancando parte da sua pintura no seu lado direito. BLINDADOS! Os carros são blindados! Apercebes-te então que provavelmente estarias mais seguro como passageiro de um daqueles veículos que estando cá fora na rua.
E, que porra... Se ao menos um daqueles tipos te desse uma boleia até casa, tu até lhe darias de bom grado todo o teu dinheiro. E até compraste à pouco tempo uma espingarda nova; talvez esta seja uma boa altura para a retirares debaixo da cama... Vale a pena tentar. Vais acabar por morrer se continuares ali. Vale a pena tentar apanhar uma boleia de um deles...
Quarantine tem tudo! Uma grande diversão desmiolada combinada com um enredo desmiolado de "esmigalha-e-mata"! Tu conduzes numa grande cidade, apanhando passageiros e tentando eliminar a competição. Normalmente tudo ao mesmo tempo. Com o dinheiro que ganhas a transportar os passageiros podes comprar "upgrades" para o teu veículo, sejam eles armas ou armaduras.
Mas o jogo também trás uma história agarrada a si:
2022: Kemo City é a jóia do Oeste e a capital do mundo em "hover-carros". Uma cidade prospera na Costa Leste dos Estados Unidos. Como qualquer metrópole, Kemo City tem um problema com a criminalidade que teima em crescer. Em Kemo, no entanto, a criminalidade espalhou-se tanto que as forças da lei se tornaram tanto fúteis como dispendiosas. E começaram as conversas sobre as soluções possíveis.
2026: Os problemas com a criminalidade em Kemo City atingem proporções epidémicas. A economia abranda até quase estagnar, enquanto o crime e o mercado negro se tornam as únicas fontes de rendimento dos empobrecidos habitantes de Kemo.
2029: Entra a Omnicorp. Esta Mega Corporação tem grandes planos para Kemo, afirmando que consegue limpar a cidade e os seus problemas com a criminalidade. O projecto recebe o nome de código "Q".
2030: Começa a construção de uma muralha em betão "plasticizado" e aço com 5 metros de espessura e 10 metros de altura. Os habitantes são informados de que esta muralha é meramente uma "medida defensiva", e garantem que a passagem para dentro e para fora de Kemo será livre.
2031: A muralha que circunda Kemo está quase concluída. Uns poucos de habitantes sortudos conseguem escapar quando o pânico começa a tomar conta de Kemo City.
2032, a 3 de Junho: a muralha está concluída e a única saída foi selada. O projecto "Quarantine" está agora totalmente funcional e Kemo tornou-se numa cidade-prisão. Além de isolar a população violenta da cidade, Kemo também serve de prisão para outros criminosos violentos.
2043: A Omnicorp decide testar um composto chamado "Hydergine 344" na população da cidade, sendo esta uma droga neural concebida para eliminar "pensamentos criminosos" dos seus pacientes. O "Hydergine 344" é introduzido no abastecimento de água da cidade.
2045: Os criadores do "Hydergine 344" desconhecem que, os reservatórios de abastecimento de água de Kemo têm uma concentração excessiva e fora do normal de bactérias e vírus e que estes começam a reagir com o esta droga neural, formando um vírus psico-reactivo. Este vírus causa certas rupturas sinápticas e os seus sintomas principais reflectem-se na tendência para se ser "psicologicamente violento. Cerca de metade dos prisioneiros tornaram-se assassinos lunáticos e violentos com a intenção de matarem todos os que não forem como eles.
2047: O vírus continua a espalhar-se.
Agora entras tu, o jogador, e todas as peças estão no seu lugar. Está na altura de fazer alguns estragos a sério nas ruas de Kemo!
Se este jogo tem algum defeito, então é este: os controlos são diferentes de tudo aquilo a que estamos acostumados nos jogos de corrida dos dias de hoje, portanto acostumarmo-nos aos movimentos em Quarantine pode demorar algum tempo. Mas se bem me lembro do tempo em que tinha este jogo instalado no meu velho 486, posso garantir-te que é possível ficar-se mestre com estes controlos! Se tiveres em apuros nalguma fase do jogo, será melhor consultares o manual que está incluído no arquivo. Ele diz-te tudo o que precisas de saber.
Boa sorte!