Antes de vos dizer o que seja sobre este jogo, vou falar-vos de quem o criou. O seu nome é John Romero. Ele fez uns quantos jogos pequenos (a maioria para competir com o seu melhor amigo na altura) e alguns GRANDES jogos. O jogo mais conhecido do Sr. Romero foi Doom (onde o podem ouvir a falar de trás para a frente no ultimo nível: If you want to win the game. You've got to kill me. John Romero - "Se querem ganhar o jogo. Terão de me matar. John Romero") ou Wolfenstein 3D. Saber isto faz-nos então ficar à espera de um bom e viciante jogo...
A história de Pyramids of Egypt pode ser contada num curto texto: Vocês são "Mike, o Explorador" que chega às Pirâmides do Egipto para roubar (ok, ok... talvez para recolher para um museu) todos os diamantes de cada uma das 100 câmaras. Para proteger os tesouros dos ladrões, as salas são guardadas por cobras mortíferas que matam com uma só mordidela. E é só isso.
Vocês deslocam o vosso herói com as teclas de cursor. Quando uma "cobra mortífera" se põe no vosso caminho vocês pegam na garrafa de gás e acendem o lança-chamas para atacarem o inimigo (isso faz-se carregando na Barra de Espaços - mas cuidado pois têm de ter uma parede a sudeste ou a sudoeste de vocês!). Quando ficam sem gás, botijas adicionais irão surgir se tiverem alguma sorte. Depois de recolherem todas as jóias, uma porta secreta abre-se e deixa-vos avançar para a sala seguinte (onde eventualmente podem esperar encontrar ainda mais cobras). Ainda serão recompensados com uma "vida" extra. Se "morrerem" irão ver um pouco do humor do Sr. Romero. Não ficam "mortos" como nos outros jogos. Não, "morrem" em total agonia, sangrando e gritando (se é que os beeps do PC-Speaker se podem chamar gritos?!).
O som e os gráficos são... hummm, vamos dizer que estão bem para 1989 que foi quando este jogo foi lançado. Uns quantos beeps pelo PC-Speaker (ou a sua emulsão no DOSBox) e gráficos CGA com, para dizer a verdade, quase nenhuns detalhes. Mas não são os gráficos e o som que tornam este jogo bom. É a sua simplicidade! Vocês não precisam de ler um manual de 300 páginas para jogarem este jogo e divertirem-se. Simplesmente explorem a pirâmide e tentem bater a pontuação mais alta. Fantástico! Um voto de 5 em 5 da minha parte! Uma outra prova que um grande jogo com 100 (!) níveis precisa de menos espaço no vosso disco rígido que os seus screenshots na página de Abandonia. =;o)