Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
Spanish
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Personal Nightmare

Personal Nightmare
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
1300 kb
Compability:

 

Buy it




Como o nome indica, Personal Nightmare é um jogo de terror. A introdução apenas mostra um homem a ser atingido por um raio numa igreja, e depois transformar-se no demónio. Se querem a minha opinião, isso torna-o espantoso. No entanto não serve para explicar o que o jogador tem de fazer. Depois de fazer alguma pesquisa "online", encontrei o enredo por detrás de Personal Nightmare:

O vosso pai é o "homem religioso" da vossa terra. Uma estranha carta que receberam dele faz-vos decidir regressar à terra natal, apenas para descobrir que ninguém o consegue encontrar, e toda a gente age de um modo estranho e hostil. Cabe-vos descobrir o que se está a passar e o que aconteceu ao vosso pai. O meu palpite é que o tipo atingido pelo raio é o homem em questão. Com o decorrer do jogo vão aperceber-se que as forças do mal tomaram controlo sobre as pessoas da terra.

O tema da aventura reside em descobrir e expor as pessoas más, arranjando provas contra elas e fazê-las ir presas. Não haverão só os pecadores "normais" como os assassinos e adúlteros, mas também têm de se ver livres de uma bruxa, um vampiro, um cão-demoníaco e finalmente do próprio demónio. Não sei muito bem porquê, mas têm de completar o jogo antes do próximo sermão na igreja da vila - que é em 4 dias!
De quando em quando, o jogo avisa-vos que mais uma hora se passou. Gostei desse aspecto, pois o limite de tempo empurra realmente o jogador a fazer menos "exploração" e a focar-se nas tarefas para poder prosseguir em frente.

O interface é muito semelhante ao do Frederik Pohl's Gateway: terão de dizer ao jogo o que querem fazer, escrevendo frases. O centro do ecrã mostra o que o jogador está a ver no momento (o quarto em que se está), à esquerda está a bússola que mostra em que direcção se pode seguir, e à direita está uma lista dos comandos que o jogo compreende.
Há boas notícias para os mais preguiçosos de vocês: tal como em Gateway, o rato é suportado e faz maravilhas quanto a tornar o jogo mais rápido. Por exemplo, fazem clique sobre um verbo ("Open" = abrir) e sobre um objecto ("cabinet" = armário), e as palavras aparecem na linha de comando. Depois só têm de pressionar em "Enter". Eu sei que muitos jogos de aventuras têm interfaces de "aponta e clica", mas lembrem-se que este jogo foi feito em 1989! Falando nisso, aqui está algo de interessante: Personal Nightmare foi lançado a 31 de Dezembro de 1989.

Face à sua idade, apenas vão encontrar 16 cores neste jogo. Ainda assim, isso apenas tem impacto na janela gráfica, que é suficientemente detalhada para mostrar claramente os objectos na área. Há até um bocadinho de animação: vão ver pessoas a caminhar pelo passeio, um táxi a apanhar alguém que bebeu "uma a mais" à porta do bar... Não é muito mas melhora a atmosfera e dá a impressão de se estar a explorar um mundo vivo.

O único som que consegui ouvir no jogo foi na introdução. Mais especificamente, o riso do demónio que saiu do corpo do "homem religioso". A falta de som não afecta realmente a jogabilidade, e pode ser tomado como um incentivo para se fazer o download do Winamp e por a musica adequada para melhorar a atmosfera. A minha escolha? "Savage Garden". Nem me perguntem...

Vão precisar do DOSBox para correr este jogo, e na minha primeira tentativa, mesmo assim bloqueou. Provavelmente um "bug", pois depois disso funcionou sempre. Como apreciação global, eu atribuo a Personal Nightmare um 4. Os seus gráficos podem não ser muito bons, pode não ter som, mas é absorvente. Os NPC (personagens não jogáveis) fazem o seu papel, alguns locais são mesmos de provocar calafrios (tal como aquele onde vão encontrar o caixão do vampiro) e os quebra-cabeças são inteligentes e não muito difíceis.

Talvez eu esteja tomado por alguma nostalgia - um dos meus jogos favoritos de todos os tempos foi Gateway, que tem muitas semelhanças com este Personal Nightmare. Se gostam de jogos de aventura e terror, simplesmente têm de experimentar este!

E para os que querem jogar mas não sabem realmente o que fazer, aqui vai algo para vos pôr na direcção certa:
Vocês começam no bar. Esperem aí (entrem o comando "wait") até que alguém se levante e saia. Sigam-no. Esse personagem vai ser atropelado por um carro. Procurem e tirem tudo o que ele tiver nos bolsos. Façam isso rápido, pois em breve a sua esposa vai aparecer e não vos vai deixar tocar-lhe. Esperem mais um pouco, e um policia vai aparecer também. Vão dar-lhe a placa numerada ("numberplate") que apanharam da cena do crime.
Uma dica final: o jogo deixa-vos gravar o vosso progresso em qualquer altura. Podem "morrer" de várias maneiras (a bruxa já me deitou fogo mesmo quando estava a dormir), portanto gravem com bastante frequência!


advertisment

Reviewed by: Nikson / Screenshots by: Nikson / Uploaded by: Nikson / Translated by: Shrek / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Aventura
theme:
Terror,
perspective:
 
genre:
Aventura
theme:
Terror,
perspective:
Isométrico, Tercera Persona,
 
genre:
Tablero
theme:
perspective:
 
genre:
Aventura
theme:
Crimen, Misterio,
perspective:
Primera Persona,
 
genre:
Aventura
theme:
Misterio, Terror,
perspective:
Tercera Persona,
 
genre:
Tablero
theme:
perspective:
 
genre:
Aventura
theme:
Ciencia ficción, Misterio,
perspective:
Tercera Persona,
 
genre:
Puzzle
theme:
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here