Em Magic Pockets tu controlas um pequeno "rapaz" que tem uns bolsos infinitamente grandes. Ele pode colocar todo o tipo de coisas dentro deles, e também apanhar qualquer coisa que lá tenha dentro.
Há quatro tipos de terrenos diferentes. Tu começas nas caves, onde os inimigos ainda não são muito perigosos, mas a dificuldade irá aumentar à medida que se avança nos níveis! Mais tarde, quando chegares à selva, ao logo e à montanha, poderá parecer-te, em algumas vezes, impossível. Felizmente, o jogo apresenta um sistema de códigos, aparecendo um destes de cada vez que se completa um nível e que se pode introduzir a qualquer altura, bastando para isso pressionar a tecla "F2". Isto permite chegar a qualquer nível (desde que se conheça o seu código) com as "vidas" todas, caso não se consiga evitar perdê-las todas (e só há três).
As coisas que podes tirar dos bolsos do rapaz servem para atacar os inimigos e variam de acordo com o tipo de terreno. Nas cavernas, parecem amoras, e na área da selva parece algodão doce que se derrete após um curto período de tempo. Uma vez que se derrete e se transforma em água doce, em alguns lugares pode ser usado para fazer as plantas crescer e tornarem-se árvores. No lago são cubos de gelo e nas montanhas são bolas de neve.
Existem várias técnicas de ataque à tua disposição. Por defeito atiras as coisas que tiras dos bolsos. Isto pode ser feito simplesmente pelo uso da tecla de ataque. Se mantiveres esta tecla carregada, o inimigo que tens como alvo será apanhado e poderás destruí-lo se caminhares sobre ele. E ele deixa-te um doce ou um brinquedo, que te dão pontos de bónus. Também podes "carregar" o teu punho, e depois saltar e libertar a carga para conseguires saltar mais alto e rodopiar. Quando estiveres a rodopiar, podes destruir qualquer inimigo instantaneamente desde que lhe toques.
Há também algumas armas de bónus que podem ser encontradas, tais como o "capacete laser" ("laser helmet") que te permite disparar raios laser contra os teus inimigos, ou o "capacete de aço" que te permite "matar" os inimigos por caminhares por cima deles.
Os gráficos são muito bonitos, mas o som não é muito impressionante, limitado aos sons de alguns "disparos" e saltos. E a música também só está disponível na introdução e no menu principal, enquanto que no decorrer do jogo não há nenhuma. Por causa disto, eu atribuo-lhe uma nota de 4.
Em todo o caso, é definitivamente um jogo divertido e viciante e tu deves experimentá-lo se gostas de jogos em que tens de "saltar-e-correr".