"Dunric, you have come to save me! I am in the dungeon far below. I know I can count on you!"
(Dunric, tu tens de me vir salvar! Eu estou nas masmorras mais profundas. Eu sei que posso contar contigo!)
Estas palavras do teu velho professor de magia que ecoam no vazio vindas da chama de uma vela, alertam-te para que nem tudo está bem, mas porque te estará ele a chamar "Dunric" se esse não é o teu nome?
E assim começa a tua missão nesta grande aventura ao jeito de RPG, The Immortal!
As minhas memórias deste jogo são ambas de diversão e de frustração. Ainda me lembro de em 1991 (ou 1992?) um amigo meu e eu jogá-lo por turno no meu Amiga 500. Esta é, como é óbvio, a versão para PC. Ainda assim, parece ser a mesma coisa. Este é um jogo com muita atmosfera que tem lugar numa masmorra apresentada numa vista isométrica e cheia de armadilhas e trapaças. Os gráficos dos personagens estão muito bem feitos. A história, apesar de se cingir a uma típica fantasia a decorrer numas catacumbas, não é má. No início do jogo, tu és um feiticeiro com uma missão para encontrares o teu mestre. Depois as coisas tornam-se mais complicadas. :)
O interface do jogo é bastante intuitivo e simples: usas as teclas das setas para moveres o teu personagem e a tecla "Shift" para disparar. Quando te aproximares de um inimigo irá surgir um ecrã de combate onde verás as imagens ampliadas do teu personagem e do teu oponente com barras que representam a os respectivos estados de "saúde" e "fadiga". O uso da tecla de disparo irá cansar o teu personagem e quanto mais cansado ele estiver menor é a probabilidade de atingires o teu alvo com sucesso. Às vezes os combates podem ser evitados pelo uso de armadilhas ou feitiços e muitas vezes essa via é a preferível.
Eu achei este jogo bastante difícil em algumas partes. Se fizeste o download deste jogo com a intenção de o completares, prepara-te para alguns testes à tua habilidade. Alguns destes testes resumem-se a controlar o momento certo e o cuidado a efectuar certas manobras, e se não as conseguires executar então terás de as repetir recomeçando no início do nível! Também, em vez de uma opção para gravação, este jogo usa um sistema muito utilizado nas consolas com a introdução de passwords que te levarão directamente ao inicio de cada nível.
A propósito, o meu amigo e eu nunca chegamos a terminar este jogo. Para ser honesto, o final parecia ser um pouco "sem brilho" depois de todo o nosso trabalho. Ainda assim, as armadilhas sinistras e os monstros deixavam-nos entretidos por muito tempo.
Portanto, estarás tu à altura do desafio? Faz o seu download e descobre!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- A esta versão foi já aplicado um "crack", caso contrário qualquer nível acima do primeiro estará inacessível. Para correr o jogo, usa o ficheiro Immortal.com e NÃO o ficheiro Immortal.exe.
- Está disponível na secção dos extras os códigos para os níveis. Se quiseres passar à frente para um novo nível ou aceder a qualquer nível depois do primeiro, irás precisar destes códigos. Depois de teres introduzido um código (ou um "certificate", que é como o jogo os designa), ser-te-ão feitas duas perguntas como código de protecção. Simplesmente entra qualquer letra como resposta e o nível será carregado.