Estou convencido de que toda a gente que está a ler este texto já ouviu falar de Bruce Lee. É um nome que geralmente está associado aos filmes de artes marciais ou simplesmente às artes marciais em si. Não é de admirar que a industria dos videojogos também tenha querido tirar proveito deste bem conhecido nome. Foi a Datasoft que teve a ideia de fazer um jogo chamado Bruce Lee. E o jogo foi um grande sucesso. O nome ajudou imenso. Imaginem só o que se passará lá na escola quando disseram aos amigos que estão a jogar um jogo do Bruce Lee. De certeza que soa muito melhor do que dizer que estão a jogar um jogo chamado Boucing Babies.
Agora este é um dos primeiros jogos de acção em plataformas. A acção do jogo é muito simples. Faz-se o personagem correr para a esquerda e para a direita, deitar-se no chão (isto torna-o invulnerável aos ataques dos inimigos), saltar (ou trepar) ou disparar. Existem dois golpes que se podem dar. Pode-se dar socos (pressionem a Barra de Espaços quando estão parados) ou dar o pontapé no ar (pressionem a Barra de Espaços enquanto se movem para a esquerda ou direita). Enquanto correm, saltando ou trepando por todo o lado, aproveitem para ir apanhando os objectos brilhantes (os quais não tenho a certeza do que são). Quando os apanharem todos, abrir-se-ão passagens que vos permitirão continuar (por exemplo: depois de apanhar todos os objectos nos primeiros três cenários, um alçapão se abrirá e pode-se avançar para os níveis do "sub-mundo").
Claro que irão surgir obstáculos ao longo do caminho. Haverão raios laser que vos matarão instantaneamente, geysers que vou vão vaporizar e dois tipos que farão tudo para vos impedir de avançar. Existe um ninja com um aspecto muito fixe e um lutador de Sumo gorducho. Estes começarão a bater-vos assim que chegarem ao pé do vosso personagem. Tomem atenção ao lutador de Sumo, pois é mais forte que o ninja e pode dar os mesmos dois golpes que vocês. É ainda muito resistente, portanto será necessário bater-lhe mais vezes para o conseguirem vencer (mas lembrem-se que o objectivo do jogo não é vencer estes dois tipos).
Até agora parece que temos um jogo de acção mediano. No entanto há uma reviravolta no jogo. É que existem quatro modos de jogo diferentes. O jogo pode ser jogado por três jogadores, pode-se jogar no modo de "um" ou "dois" jogadores, onde o computador controlará os oponentes e os jogadores jogam à vez. Quando um deles perde uma "vida", é a vez do outro. Mas pode-se também escolher um jogador para controlar o oponente. Isto quer dizer que se vocês controlarem o Bruce Lee, um amigo vosso pode controlar o "gorducho do Sumo" e tentar impedir-vos. Infelizmente para jogarem neste modo precisam de um joystick.
Infelizmente a versão para PC saiu muito pior que a versão do Commodore 64. Além disso o PC speaker e os gráficos CGA também não ajudam, e o jogo também tem um interface mau. Quando se carrega na tecla para deslocar o personagem para um dos lados, mesmo depois de largarmos a tecla o personagem continua a deslocar-se até que algo o pare (é muito fácil "morrer" dessa maneira).
Definitivamente prefiro a versão do jogo para o Commodore 64 e sugiro que espreitem para o nosso site "irmão" (Abandonia Reloaded), pois lá existe um Bruce Lee Remake (<-- cliquem no nome para irem para lá). Este "remake" é quase idêntico à versão do Commodore 64.
Informação técnica:
Precisam de desacelerar tudo para conseguirem jogar este jogo. O DOSBox precisa de ser colocado a 200 - 250 ciclos (isso consegue-se usando as teclas "Ctrl" e "F11" em simultâneo).
Escolham a opção "B" quando vos perguntarem qual o tipo de monitor.
Precisam de usar as teclas numéricas para jogar (ou então não serão capazes de saltar para os lados), para "disparar" usem a Barra de Espaços.
Aviso!!!:
Para obterem a mesma qualidade de imagem que nos "screenshots", precisam de mudar um parâmetro na configuração no "dosbox.conf! O parâmetro Machine type deve ser mudado de VGA (valor por defeito) para CGA. Escolham a opção Composite (TV mode) no inicio do jogo.