Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
English
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Advanced Civilization

Advanced Civilization
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
13709 kb
Compability:

 

Download




Eu adoro este jogo. Tudo o que ele tem. Ponto final, parágrafo.

À uns anos atrás existia apenas o Avalon Hill's Civilization. Era um dos melhores jogos de estratégia em tabuleiro - se não mesmo "o" melhor jogo de estratégia em tabuleiro. E ainda é, porque ele tem tudo - q.b. de complexidade, estratégia, guerra, comércio, situações imprevisíveis, etc. - e ainda assim, consegue não sobrevalorizar nenhuma destas características. Todas elas estão num equilíbrio perfeito. E um cenário de fundo historicamente correcto nunca fez mal a nenhum jogo de estratégia de tabuleiro, especialmente quando esse jogo cobre quase toda a história da humanidade. É um jogo bastante marcante, atrevo-me a dizer...

Depois do primeiro Civilization, duas subespécies diferentes do jogo evoluíram. Havia um tal Sid Meier que experimentou o jogo de tabuleiro, e nem é preciso dizer que gostou dele. E muito. Em 1991, ele lançou a sua própria versão: Sid Meier´s Civilization. Um jogo cujo triunfo demoraria anos a concretizar-se.

O outros jogo que evoluiu foi Advanced Civilization, uma expansão do original Avalon Hill's Civilization. Este trouxe umas quantas melhorias e estabeleceu-se como base do jogo que estamos a rever aqui. Acontece que este jogo foi lançado quase ao mesmo tempo que a segunda parte da série Civilization do Sid Meier. Adivinhem qual deles se vendeu e qual ficou nas prateleiras das lojas a ganhar pó...

Advanced Civilization foi lançado para PC em 1996 como uma conversão fiel ao jogo de tabuleiro. Conseguiu manter-se com as mesmas características que o original e capturar a sua atmosfera enquanto adicionava variantes de jogo e incluía a possibilidade de ser jogado contra o computador. A Inteligência Artificial (IA) foi criada para ser extremamente avançada.

Fases:
O jogo decorria por "rounds". Cada "round" consistia de treze fases, as quais estavam todas interligadas entre si. Desse modo, cada uma poderia afectar a possibilidade das acções das fases seguintes. O que vou escrever a seguir poderá servir de guia para os principiantes (é recomendável no entanto que leias o manual).

Taxes (impostos): as cidades requerem impostos dos habitantes. Depois de se ter recebido o valor dos impostos, este é adicionado ao tesouro para uso posterior.

Expansion: o aumento da população é representado por "tokens". O número de "tokens" acrescentado numa dada província durante esta fase depende do numero de "tokens" que já existem nessa província.

Census: num "census" (ou recenseamento), a população das civilizações é contada. O resultado do "census" corrige a ordem pela qual cada civilização pode avançar no mapa: civilizações com maiores populações poderão movimentar-se primeiro.

Ships: Os "ships" (navios) de uma civilização podem ser construídos e mantidos com o tesouro ou usando "tokens" no sector de construção de navios. A manutenção dos navios não é mandatária, pode-se cancelar em qualquer dos "rounds".

Movement: a ordem pela qual os "tokens" e os navios se movem é determinada no "census".

Conflict: nesta fase é preciso resolver os conflitos causados por uma cidade estar a ser atacada ou pelo excesso de população numa província habitada por várias diferentes civilizações.

Cities: constroem-se cidades colocando-se seis "tokens" numa província juntamente com uma "city mark" (marca de cidade) ou colocando doze "tokens" numa província sem se colocar marca nenhuma.

Overpopulation: Se o número de "tokens" num quadrado é maior do que deveria ser, ele precisa de ser reduzido. Também, a redução nas cidades não suportadas será realizada nesta fase (uma cidade precisa de dois "tokens" para ser suportada).

Aquiring trade cards (aquisição de cartas de comercio): há uma carta por cidade, variando entre os bens menos valiosos para os mais valiosos. Pode-se também comprar ouro nesta fase.

Trade: algumas cartas irão aumentar o valor das outras e há também a possibilidade de se fazer "bluff" e trocar certas cartas de com calamidades.

Calamities: além da aquisição de bens, cada um dos nove montes de cartas também contem cartas de calamidades. É nesta fase que as calamidades (actos de pirataria, erupção de vulcões, a "fome", etc...) terão efeito.

Civilization cards: nesta fase adquirem-se cartas de civilização, que dão diferentes benefícios à civilização os respectivos créditos ao seu grau de desenvolvimento. É necessário um certo número de créditos e um certo nível de desenvolvimento para se poder avançar para a nova era.

Sucession markers: A progressão para uma nova era ocorre nesta fase.

O objectivo principal do jogo difere do da maioria dos jogos de estratégia: é sobre a progressão de uma civilização e não acerca da conquista. Dentro do mundo do jogo, as invasões são inúteis e destinadas ao fracasso. Só se consegue ganhar alternando-se entre as trocas comerciais, progredindo e mantendo os territórios em segurança; e não será assim tão fácil ganhar.

O jogo é excelente sobre todos os aspectos: os processos comerciais são complexos, as batalhas são simples e existem coisas como o avanço ou progressão da civilização, o crescimento da população, etc... Pode-se até dizer que os gráficos do jogo são bonitos. Mas a verdadeira excelência do jogo reside, não em nenhuma das suas características mas nas suas regras rígidas e no princípio da incerteza: um império pode "cair" num único turno, mas pode-se levantar de novo das cinzas no turno seguinte. É preciso saber antecipar e estar-se preparado.

Alguns poderão chamar-lhe "desnecessariamente difícil"; eu chamo-lhe perfeição.


advertisment

Reviewed by: Wael / Screenshots by: Wael / Uploaded by: Wael / Translated by: Shrek / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Strategy
theme:
History, Managerial,
perspective:
 
genre:
Strategy
theme:
Managerial,
perspective:
 
genre:
Strategy
theme:
History, Naval,
perspective:
 
genre:
Strategy
theme:
History, Managerial,
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here