Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
English
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Amulet Of Yendor

Amulet Of Yendor
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
73 kb
Compability:

 

Download




Este é um RPG não-tão-simples semelhante ao Rogue de texto baseado em turnos. Após esta sentença baseada na descrição, você provavelmente quererá saber do que se trata e, especialmente, se vale a pena tentar. Considerando a época em jogo foi produzido, a falta de gráficos era uma séria desvantagem. Por outro lado, Amulet of Yendor avançou em relação aos seus antecessores (Rogue, Hack, etc) e deve chamar a atenção principalmente dos fãs desses jogos.

Deve ser mencionado que o Wizard of Yendor e/ou seu item mágico (chamada por ele) era onipresente na série começando com Rogue, e depois em UltraRogue, Advanced Rogue, Hack e NetHack. Tente ler o nome do Yendor de trás para frente. Wizard é por isso conhecido como Rodney entre os jogadores e o próprio nome foi criada desta forma: usar nome incomum imediato para feiticeiro e lê-lo de trás para frente.

Afinal de contas, o incômodo com Amulet of Yendor nos jogos anteriores, o jogador está entrando agora no castelo do mago muito tempo depois que o feiticeiro se foi. Dizem que o castelo está cheio de tesouros, magia, monstros terríveis e claro, a Orbe de poder do feiticeiro. Um jogador entra num castelo gerado aleatoriamente, a fim de encontrar o amuleto e sair com ele. Antes de cada jogo, você receberá todas as instruções sobre como jogar.

O castelo é uma matriz 8x8x8, o que significa 8 níveis composta de 64 quartos. Quarto (1,4) no nível 1 é a entrada e indo para o norte encerrará o jogo. Tudo o resto é diferente cada vez que você jogar. O comando MAP desenhará o mapa do nível, mas apenas instantaneamente, assim você vai ter que se preocupar um pouco com ele. Você pode escolher entre 4 raças (irrelevante), depois você coloca alguns pontos para os atributos (força, inteligência e destreza), comprar algumas armas, armaduras e equipamentos e entrar no castelo.

Há várias coisas que você pode encontrar em cada quarto e as mais importantes são monstros, vendedores, teias e tesouros. A maioria desses tesouros irá protegê-lo de magias malignas (ao abrir um baú ou ler livros), assim você não deve vendê-los aos vendedores, pelo menos não imediatamente. Três tesouros têm apenas uma finalidade única de serem vendidos, já que não há outro uso para eles. Você pode comprar novo equipamento dos vendedores incluindo as poções para melhorar seus atributos.

Ainda assim, a maior quantidade de ouro pode ser adquirida matando os monstros. A luta é também baseada em turnos e seus atributos afetam o quão forte você é. Quando você perde toda sua força, você morre. Se a sua inteligência é alta o suficiente, você pode lançar magias (três feitiços diferentes) e quantidade de destreza representa sua habilidade de esquivar-ser dos ataques. Você também pode subornar o adversário, mas isso certamente não é o jeito de um herói...

Os quartos Warp teleportará você para uma sala aleatória de nível aleatório. Estes quartos são também importantes visto que um deles contem o Amuleto escondido. Em cada jogo, existe um monstro no castelo que carrega o Runestaff, a varinha mágica com o poder de teletransporte. Depois de obtê-lo, você pode se teleportar para cada quarto que você queira dentro do castelo. Além disso, depois de você obtê-lo, você está se teletransportando para todos os quartos Warp no castelo, a fim de encontrar o Amuleto. Apenas um desses Warps esconde o Amuleto e somente teleportando naquele quarto, você pode encontrá-lo. Então você perde a Runestaff e deve deixar o castelo a pé.

Então, você vagueia enfrentando perigos, bebendo das poças mágicas e de peito aberto, usando faro para revelar o que está nos quartos ao seu redor (se você não tiver verificado antes) e assim por diante, pensando quão difícil é este jogo e como ele pode ficar interessante e divertido. Infelizmente ou felizmente, você pode comprar a lâmpada como parte do equipamento. Você pode usar a lâmpada indefinidamente de vezes para espreitar a próxima sala. Agora você pode ver o que te espera. Isso torna a sua vida muito mais fácil do que antes, mas também mata o jogo. A sua aventura agora se torna uma simples retirada de forma sorrateira ao redor do castelo.

Ao usar a lâmpada, você pode evitar os quartos com monstros (eles nunca saem da sala), warps e buracos até que você junte todos os tesouros. Agora, quando você está a salvo de maldições, você pode ir e ler todos os livros para melhorar atributos e vender tesouros inúteis para comprar poções e melhores armas. Então você simplesmente começa a matar monstros mais fracos para obter ainda mais ouro para armas e poções e se você não tiver encontrado a Runestaff ainda, você começa a enfrentar monstros mais fortes (os dragões, os balrogs, as gárgulas). Depois de encontrar a Runestaff, você pode limpar o castelo de todos os monstros ou iniciar teleportando para as warps e terminar o jogo.

Para terminar um jogo como este só leva algum tempo e incômodo, mas mal há um desafio. Talvez limitar o uso da lâmpada ou até mesmo jogar sem ela pode acrescentar conceito diferente de jogo, baseado principalmente na sorte e acasos, que pode ser divertido num jogo simples como este. Embora este jogo tenha algumas coisas engraçadas que são irrelevantes para a jogabilidade em si, isso parece muito simples ao invés de um jogo avançado, tais como Rogue e Hack. Tudo é apenas ramdomizados pelo quartos. Talvez fosse ainda melhor para perambular ao redor do mesmo castelo, mas um muito bem projetado, apesar de castelos gerados de forma aleatória (com corredores, salas e segredos), foram de forma alguma não vistos na época.

Devido a estas poucas coisas, Amulet of Yendor seria um jogo bom, se tivesse saído na mesmo época do primeiro Rogue. Considerando as necessidades dos jogadores na época, era provavelmente o suficiente para alguns deles e ainda vale a pena tentar se você quiser conferir a história e sentir um pouco o ambiente. Qualquer um pode terminá-lo com um pouco de incômodo, ou você pode jogar sem usar todo o equipamento para ter alguma diversão. Este jogo é recomendado principalmente para os fãs do Rogue.

 


advertisment

Reviewed by: marko river / Screenshots by: marko river / Uploaded by: marko river / Translated by: Mystvan / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
RPG
theme:
Fantasy,
perspective:
Text Based,
 
genre:
Action
theme:
Fantasy,
perspective:
ASCII,
 
genre:
Adventure
theme:
Fantasy,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Mystery,
perspective:
Text Based,
 
genre:
Adventure
theme:
Fantasy, Mystery,
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here