Theatre of Death é um jogo isométrico de guerra parecido com Cannon Fodder, mas muito mais avançado. És um comandante de diversos esquadrões de soldados, que tens que guiar por diversas missões para se livrarem dos diversos inimigos com o diverso armamento ao teu dispor.
Começas escolhendo um espaço para o teu jogo. Não há algo como jogos guardados, o jogo é automaticamente guardado depois de cada missão. No mini-mapa tens uma visão geral de todas as missões disponíveis. Bandeiras azuis indicam missões completadas, bandeiras brancas indicam missões disponíveis e bandeiras vermelhas indicam missões bloqueadas. Estas são desbloqueadas à medida que completas as missões disponíveis. Quando completas todas as missões dum terreno, passas ao próximo, até chegares à Lua!
Em cada missão tens um relatório sobre o que tens e o que tens de fazer. No campo de batalha, usas o botão esquerdo do rato para seleccionar soldados e movê-los, e o botão direito do rato para eles dispararem para o ponto marcado. Para entrares em veículos ou edifícios basta movê-los na sua direcção. Cada soldado tem uma quantidade limitada de saúde e munições, por isso usa-os com esperteza. Á medida que progredires no jogo, tens ao teu dispor diferentes armas e veículos para usares contra os inimigos, como pistolas, metralhadoras, granadas, lança mísseis, minas, e até tanques, APCs e helicópteros.
Espalhados pelo mapa estão vários bónus, como pequenas caixas que te podem dar munições, saúde ou pontuação; ou armazéns de munições onde podes recarregar e trocar armas. No entanto, o terreno está cheio de perigos que matam facilmente os teus homens. Deixa-los demasiado tempo no mar e serão comidos por tubarões. Deixa-los demasiado tempo na lama e eles afundam. E tendo em conta barris explosivos e cercas eléctricas, soldados e edifícios inimigos prontos para os matar, o campo de batalha torna-se um lugar muito perigoso.
Para tornar as coisas ainda piores, as tuas tropas podem ser muito estúpidas. Embora disparem automaticamente quando vêm um inimigo, também atingem facilmente os teus soldados com granadas ou mísseis. Seja onde for que os comandes, eles movem-se numa linha recta, passando por qualquer perigo no caminho. E até a conduzirem, eles facilmente atropelam os teus soldados ou chocam contra outros veículos.
Para dares uma vista de olhos maior podes usar o M para mostrar o minimapa. A partir daqui tens uma visão geral do mapa, a localização das tuas tropas e as inimigas, e a moral de ambos. Moral é uma coisa importante: se desce muito vais encontrar os teus soldados a entrar em pânico e correr como loucos pelo campo de batalha. No entanto, o mesmo pode acontecer ao inimigo, por isso também pode ser uma arma poderosa. Também podes chamar ataques aéreos e reforços, se estiverem disponíveis.
Os gráficos são muito bons. Nos relatórios e fundos dos menus, são muito detalhados, mas dentro do jogo, são simples e giros. A música é boa e diversa, embora não haja muito som. Um pouco chato é que tens que configurar a tua placa de som sempre que inicias o jogo. Em suma, o jogo é muito divertido e cheio de acção, e pode ser muito difícil, mas tem as suas falhas, por isso dou-lhe um 4.