Home Alone é a versão DOS do popular filme do mesmo nome. Foi feito por Capstone em 1991, e também foi desenvolvido para o Game Boy. É muito melhor que a sua sequela, que saiu uns anos mais tarde.
Neste jogo, jogas como Kevin McCallister, que dormiu até tarde, e foi acidentalmente deixado para trás pela sua família que foi a correr ao aeroporto para apanhar a tempo o voo para Paris. Kevin está sozinho em casa, e há dois ladrões chamados Harry e Marv que querem roubar a casa dele. Tens que os impedir. Tens exactamente uma hora para andares pela casa, apanhando coisas e usando-as para espalhares armadilhas pela casa toda para tentares afugentar os ladrões. No fim da hora, Harry e Marv vão aparecer, e tentar apanhar Kevin. Tens que o fazer passar pelas armadilhas e fazer os ladrões caírem nelas, para que possas escapar. A posição dos ladrões e das armadilhas postas em cada sala são mostradas no ecrã por cima do jogo. Se um ladrão te apanha, o jogo acaba.
Os gráficos no jogo são excelentes. Cada pixel é colocado perfeitamente, e as animações são mesmo cómicas. Os fundos também são muito bons. No entanto a música não é muito boa, e um bocado irritante, por isso podes desligar o som. Eu adorei o jogo, e continuo a jogá-lo enquanto escrevo esta crítica. Dou-lhe um 5, porque é simplesmente excelente.
NOTA DO ACTUALIZADOR:
Achei as teclas muito frustrantes no início, por isso aqui tens: moves-te com as setas, tens dois botões de disparar (defines-o na primeira vez que executas o jogo) e também tens que usar os Botões de Funções. Apanhas armas com o F1, exploras a selecção com F2 e colocas armadilhas com F3. Se queres acelerar as coisas clica N (isto acelera o tempo e os ladrões aparecem - usa isto quando acabaste de colocar as armadilhas). Agora vai jogar!