Este é a primeira parte de uma das melhores séries de jogos por turnos. Em Jagged Alliance, como em UFO: Enemy Unknown, tens um certo número de pontos por cada pessoa que escolhes, que podes usar para mover, disparar e por aí em diante. A diferença é que contratas mercenários com o teu dinheiro ganho. Há muitas personalidades diferentes e níveis de habilidade para escolheres, alguns dos quais só estarão interessados em juntar-se a ti mais tarde no jogo. É importante ter uma equilibrada, 8 atiradores podem parecer uma boa ideia mas se um deles é ferido ou precisas de abrir um cadeado não terás o membro certo para o trabalho.
Quanto à história é tanto simples como única, por isso recomendo que vejas a introdução e a informação que recebes no início. Resumindo, a ilha onde estás é feita de "mini-mapas" ou sectores que contêm preciosas árvores que produzem a preciosa seiva de que precisas. Esta seiva só é refinada nalgumas centrais, por isso tens que tomar controlo do máximo delas que puderes à medida que o jogo avança. A ideia geral é moveres de sector para sector, atacares os guardas neles, e depois de te livrares deles procurares artefactos de que necessitas nos edifícios e corpos. Mas tem cuidado, quando o inimigo ataca os teus sectores tens que ter os teus próprios guardas, que custam dinheiro e reduzem o que tens para contratar mercenários.
Um excelente lado do jogo é a liberdade que tens em fabricares as tuas próprias armas, espingardas, armaduras, etc. que é feito com os objectos que encontras pelos sectores. Podes pôr miras em espingardas, criar armaduras quase impenetráveis ou apenas criares um velho cocktail molotov, a escolha é tua.
Terminando este é um dos meus jogos favoritos devido à liberdade do jogo, gráficos e som sólidos, e as personalidades dos mercs originais e divertidas. Se não sabes do que estou a falar, apenas leva o Ivan e o Fidel numa missão...
Nota: Espantosamente, este jogo funciona COM som quando iniciado directamente pelo Windows XP por isso não recomendo usares DOSBox!