Sand Storm é, de certo modo, um jogo muito divertido. E de outro modo não é assim tão bom. Vou tentar explicar porquê.
A acção do jogo decorre durante a primeira guerra do Golfo, e o enredo é, para não dizer no mínimo, muito magrinho. Pode-se resumir simplesmente a isto: tem-se o controlo de alguns mísseis com os quais se deve destruir aquilo de que os "chefes" não gostam - e pronto está tudo dito quanto ao enredo. E existem três tipos de missões:
1) Defesa contra os mísseis "Scud"
Tem-se o controlo dos mísseis "Patriot" e o objectivo é proteger a cidade onde decorre a acção, enquanto aviões e mísseis "Scud" se dirigem para ela para a destruir. Há que lançar os mísseis a tempo e direccioná-los para os mísseis inimigos. É só apontar e disparar, mas há que ter em conta o tempo que os mísseis demoram a interceptar-se para que a explosão provocada pela colisão se dê a uma distância segura da cidade e das rampas de lançamento dos "Patriot".
2) Defesa contra aviões
É virtualmente a mesma coisa que a defesa contra os "Scud", excepto na relação entre o numero de aviões e numero de mísseis. E atenção, pois estas missões são muito mais difíceis portanto, há que tomar atenção aos mísseis "Patriot"
3) Ofensiva com um "Tomahawk"
Nestas missões há que controlar um "Tomahawk" através do fogo das baterias anti-aéreas inimigas e alcançar o destino final: fábricas e refinarias que estão a ser usadas para produzir armas químicas. Os Iraquianos rotularam-nas como "Comida para Bebes" para as proteger.
Os controlos do jogo são bastante intuitivos. Eles são explicados antes da missão e na verdade, não é possível fazer nada que seja errado. Às vezes o rato não responde directamente, mas na maioria do tempo movimenta-se suavemente.
Os gráficos não constituem nenhum problema ao jogo dada a sua simplicidade, mas ainda assim são giros para a época em que foram feitos. O ecrã principal e os do "briefing" das missões são coloridos (que baste), e o aspecto geral do jogo é agradável à vista.
Quanto à jogabilidade, Sand Storm não é mais que um pouco de diversão rápida. Muito tristemente, o jogo praticamente não tem história nenhuma e também não tem nenhum valor de repetitibilidade, mas para quem quer destruir qualquer coisa "à moda antiga" durante a hora de pausa para almoço, Sand Storm é o jogo ideai. É divertido por 5 minutos... E só leva 2 pontos por isso.