Nebulus foi um dos meus favoritos no meu bom e velho Commodore64 e sobre esta versão para PC eu não posso dizer muito sobre grandes deficiências (excepto sobre os gráficos).
Tu és um pequeno extra-terrestre com aspecto de "porco" e vieste no teu submarino Mk.7 para destruíres sete torres. Para o fazeres, precisas de subir ao topo de cada uma delas e isso acaba por se tornar uma tarefa muito mais difícil do que parece.
O primeiro inimigo é o tempo. Quando menos esperares por estares atarefado a abrir caminho e estejas quase a chegar ao topo da torre, ele vai-se acabar e lá terás tu de começar tudo outra vez. O segundo inimigo, é uma "coisa" verde que aparece de vez em quando para te atirar da torre abaixo e te fazer descer um ou dois andares. Os restantes "inimigos são apenas decoração. Corre por debaixo do malvado olho, dispara contra as bolas para as fazeres parar ou destruir e evita os tijolos que se soltam. Farás uso dos elevadores e das portas para encontrares o caminho por ali acima - e quando estiveres quase lá - bang - a coisa verde apanha-te e atira-te para o inicio... grrrr! Tenho de te avisar que aquela coisa é capaz e irritar qualquer um (especialmente a quem tiver que escrever um texto destes e precisar de tirar bons "screenshots").
Os controlos são muito bons se usares um joystick. Se não, talvez queiras redefinir o teu teclado com o DOSBox para conseguires jogar isto e tirar alguma diversão, a não ser que gostes de jogar com as teclas "O" e "P" para a esquerda e para a direita, "Q" e "A" para cima e para baixo e a "Barra de Espaços" para saltar e disparar. No entanto eu recomendo mesmo que uses um joystick.
Sobre os sons pode-se dizer apenas isto: não há música. Apenas alguns efeitos pouco especiais que apenas fazem o seu trabalho mas nada de mais.
E haverá mais alguma coisa que possa ser dita além de: "Vá lá, experimentem-no!"?