Blue Max é um nome bem conhecido para todos os jogadores de jogos de computador antigos. Era um jogo lendário do Commodore64. Mas este Blue Max: Aces of the Great War não tem muito em comum com o jogo do C64 (embora este jogo tenha sido feito também para o C64 e para o Amiga). Eu tenho de admitir que, quando um amigo meu (que tece um 286 alguns anos antes de mim) me convidou para jogar Blue Max no seu PC, eu fiquei desapontado. Eu estava à espera do jogo que tão bem conhecia, mas em vez dele, vi este jogo, que na altura eu não conseguia perceber. Eu fartei-me de inventar para o jogar na maior parte do tempo (eu tive para aí uns 15 anos para me habituar a ele).
Tal como o título sugere e o subtítulo diz, vocês são levados para os dias da Grande Guerra (1ª Guerra Mundial), onde vocês terão de pilotar um avião dos anos vinte. Agora, eu não posso dizer que este jogo é excelente, mas contêm algumas opções que foram novidade na época e que ainda podem ser consideradas como boas adições maioria dos jogos mais novos.
Primeiro de tudo devem registar-se - como aviadores. Podem escolher um dos pilotos existentes ou criar um novo. Podem escolher para que "lado" querem voar. Podem escolher entre se querem o jogo para um jogador (se estiverem a jogar sozinhos) ou para dois jogadores (se tiverem convidado um amigo para jogar convosco). Os jogadores podem escolher jogar para o mesmo "lado" (e cooperar) ou jogar para "lados" diferentes (e lutarem um contra o outro). Há quatro aviões para escolher em cada um dos "lados".
Depois, eu sugiro-vos que experimentem o modo de pratica (practice), uma vez que aí os aviões inimigos não vos abaterão, portanto podem começar a "sentir" o avião, acostumar-se aos controlos, praticar as aterragens e fazer alguns "mortos" (podem disparar contra os inimigos mas eles mão podem ripostar), embora a pontuação não seja mantida. Depois disso podem passar aos voos de batalha singular, ou começar uma campanha (onde terão de completar diversas tarefas tais como, deitar bombas em alvos inimigos). Em ambos os casos, se "morrerem", o vosso nome será retirado da lista de pilotos activos. Podem também tentar batalhas estratégicas (provavelmente a característica mais original do jogo).
Terão um mapa hexagonal, onde se tomam turnos para planear o voo do avião. Depois de um turno estar concluído, poderão ver o resultado desse turno numa sequência animada. O objectivo é claro - abater o inimigo! Claramente para quem prefere a estratégia ao combate frente a frente - subir por cima do inimigo e mergulhar sobre ele com as armas a cuspir munições!
Outra grande característica é o modo para dois jogadores. Poderão convidar um amigo e os dois ter um mesmo objectivo no jogo ao mesmo tempo. Poderão cooperar contra o inimigo (se ambos escolherem o mesmo "lado" da guerra), ou podem lutar um contra o outro em dois modos diferentes! Podem ter acção um-contra-um ou um combate estratégico (esta deve ser provavelmente a característica mais fascinante do jogo). Em qualquer dos casos o ecrã divide-se ao meio e cada jogador fica com uma pequena vista a partir do seu cockpit. Se escolherem a "acção" (quer seja a cooperarem contra o computador, quer seja um contra o outro) poderão achar que o ecrã é de certo modo pequeno e é difícil vislumbrar os detalhes. Isso é uma infelicidade, embora eu deva dizer que fiquei muito impressionado pelo facto de um jogo que ocupa tão pouco espaço consiga lidar com duas máquinas voadoras diferentes que interagem uma com a outra (e até mesmo com outros objectos) ao mesmo tempo. Mas tal como eu disse, é a batalha estratégica que eu acho mais interessante. É uma boa alternativa ao ficar-se "tonto" com os aviões a rodopiar à volta e à volta.
Os gráficos do jogo são também bastante impressionantes para a época do seu lançamento (quero dizer, foi em 1990 e não "envelheceu" tão depressa como muitos outros jogos). Infelizmente, não esperem muito dos sons.
Podem também mudar (enquanto ainda estiverem a construir o vosso piloto) o nível de realidade. Podem escolher o tipo de controlo do avião (se usar a tecla para baixo faz subir o avião ou o faz baixar - pois a tecla geralmente está invertida), das condições climatéricas e o vento e os seus efeitos nas propriedades do voo do avião, e podem ainda escolher entre dois tipos de armas. Os canhões são de longe os mais realistas já que terão de ter em conta o ângulo de voo das balas e também o movimento de ambos os aviões.
Quando estiverem a iniciar o vosso voo, devo provavelmente avisá-vos que a vossa primeira prioridade deverá ser aumentar a velocidade. Se a velocidade descer abaixo de 40/45, perderão o controlo do avião e irão despenhar-se. Podem escolher as vistas do cockpit (frente, ambos os lados, e de trás). Como adição às vossas armas de fogo, podem também transportar algumas bombas, que (se a vossa missão o requerer) terão de largar sobre determinados alvos em território inimigo. Eu também vos devo avisar que quando decidirem aterrar (ou se forem forçados a tal), deverão evitar fazê-lo em território inimigo. Se aterrarem atrás das linhas inimigas, irão tornar-se prisioneiros de guerra e o vosso nome será retirado da lista de pilotos activos. Portanto é preferível aterrar em território aliado ou pelo menos tentar pousar em território neutro.
Para resumir, este jogo é bastante bom e oferece-vos um desafio e uma boa dose de diversão, quer o joguem sozinhos contra o computador ou o joguem com um amigo. É um jogo impressionante e subavaliado, embora pareça que algo (pelo qual não ponho as mãos no fogo) está em falta. O jogo, apesar de todas as suas virtudes, não é suficientemente apelativo como seria de esperar. Continua no entanto a ser uma aquisição de mérito para o vosso arquivo de jogos.