Avish! Searching for the Exit é um jogo do género puzzle em plataformas na mesma linha que Lemmings e Arkanoid. Foi feito em 1993 por uma companhia de Israel (sim, é isso mesmo, de Israel) chamada BUG Multisystem Ltd. Foi lançado originalmente em Hebreu e é um dos únicos jogos feito em Israel, para Israel. Não foi vendido durante muito tempo, mas enquanto esteve à venda teve muito sucesso entre os Israelitas por ser tão único. Por causa da sua popularidade, foi feita uma versão Inglesa e enviada para os Estados Unidos. Portanto quando estiverem a jogá-lo, estarão perante um jogo muito único.
A história é bastante detalhada e precisa para um jogo de puzzle / plataformas. vocês jogam com o personagem de um professor Israelita chamado "Professor Avish", que é um dos melhores docentes da Universidade. Ele veio à cidade para uma convenção onde terá de discursar perante uma vasta plateia. E é convidado para ficar num determinado hotel, convite esse que ele decide aceitar. Quando ele acorda da sua primeira noite no hotel, ele descobre que ainda está de pijama num estranho castelo cheio de salas fechadas. O professor consegue encontrar as chaves e dirigir-se para o salão da convenção. E depois de ele conseguir regressar, em vez do tema que deveria apresentar, ele resolve contar tudo sobre a sua aventura. Ele tirou fotografias de todas as salas no castelo com a sua máquina, mas esqueceu-se de como saiu de cada uma delas. Vocês terão de ajudar o Professor Avish a sair de cada sala. Se o conseguirem fazer, o publico presente na convenção irá ficar impressionado e irá aplaudi-lo, mas se por qualquer razão se saírem mal, eles vão se rir do pobre professor. Terão uma vasta colecção de coisas que poderão utilizar para escapar, incluindo tanques de hélio, um martelo pneumático e até um chapéu-de-chuva. Há também estranhas criaturas que tentarão impedir-vos. Algumas até tentarão "comer" o vosso personagem. Portanto toca a mexer e salvem o professor.
Os gráficos no jogo são de alta qualidade e são apresentados com uma "pixelização perfeita". Não há falhas nenhumas. O professor é também animado na perfeição, o que faz com que os "amadores" que criaram o jogo mereçam uma palmadinha nas costas. O som é também muito bom, e tem na verdade mais qualidade "wav" que "midi". A jogabilidade é muito boa e o jogo é muito viciante. Vocês poderão passar muitas horas a jogá-lo. Cada nível é feito com os blocos do Arkanoid e vocês terão de deslocar o professor através deles e encontrar a chave para abrir a porta. Se acharem que estão "encalhados" em alguma parte de um dos níveis, usem a tecla "Esc" para recomeçarem esse nível de novo. Os controlos são: as teclas das setas para deslocarem o personagem, se este estiver perto de algo "baixo", com a tecla da seta para cima fá-lo-ão saltar, usem a barra de espaços para apanhar objectos e a tecla "Enter" para os usarem.
Para utilizarem um elevador ou um bloco marcado com setas, saltem para cima dele e usem a tecla da seta para baixo, e após tal devem pressionar (e manter pressionada) a tecla da seta para cima. Eu gostei muito deste jogo, e não faço tenção de me livrar dele nos tempos mais próximos. Portanto para concluir, eu dou a este jogo um 5 directo. Não há outra maneira de o dizer: este jogo é muito, mas mesmo muito divertido.
NOTA: Este jogo só funciona no DOSBox, portanto terão de o correr aí. No VDMSound aparece uma mensagem de erro e não funciona, tal como sucede no Windows XP.