Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
Icelandic
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Eye of Horus

Eye of Horus
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
152 kb
Compability:

 

Download




Eu sempre me senti fascinado pelo Antigo Egipto e quando vi o Eye of Horus nas prateleiras de uma loja de computadores no inicio da década de 90, eu tive de o comprar. De facto, foi o primeiro jogo de PC que alguma vez comprei e olhando para trás, ainda bem que o fiz. Estando acostumado a jogos de plataformas tipo Super Mario Bos., Eye of Horus no entanto foi uma experiência diferente para mim.

O que não seria de esperar de um tão velho título, é a maneira como Eye of Horus se aproxima do género das plataformas no seu caminho. Praticamente todos os outros jogos de plataformas (especialmente os para PC) tinham as mesmas ideias "cliché": um herói principal com um certo número de vidas, que se deslocava da esquerda para a direita, saltava para cima dos inimigos, até alcançar o nível seguinte. Mas Eye of Horus tomou um rumo diferente: um percurso de exploração livre com mais um pedaço de aventura.

Vamos então começar a explicar o jogo: o jogador, na pele de Horus, acorda numa tomba com paredes cheias de hieróglifos que se tornam vivos para o atacar quando ele se aproximar deles. O objectivo é trazer Osíris de novo para a vida e derrotar Seth, que também reside no interior da tomba. Peças do seu corpo encontram-se espalhadas pela tomba, as quais podem ser encontradas com a sua exploração, encontrando-se chaves coloridas para fazer funcionar os elevadores e derrotando as ameaças ao longo do caminho.

A coisa mais gira, no entanto, é que quando se carrega na tecla para cima, o personagem transforma-se num falcão - sendo o personagem Horus, o Deus Falcão, isto não deve ser uma grande surpresa. No modo "falcão", pode-se voar pelo cenário, disparar bolas de fogo contra os hieróglifos que se mexem e que são os vilões neste jogo. Podem-se também encontrar e apanhar objectos que servirão para ajudar a cumprir o objectivo. E é aqui que entra a componente de aventura - cada objecto tem um uso específico, mas enquanto o manual explica o seu significado antigo, o seu uso no jogo terá de ser descoberto pelo jogador.

Outra coisa interessante neste jogo é o modo como não existem níveis, apenas salas na tomba que podem ser visitadas de um modo não linear. Há câmaras na tomba que estão interligadas com elevadores e cada elevador tem uma cor código. Ao apanhar-se as chaves coloridas, ganha-se acesso a outras partes da tomba. Há um mapa que ajuda a localizar a posição do personagem, para que o jogador não se sinta perdido.

Ainda que, Eye of Horus tente implementar novos elementos, ainda há muitos aspectos do jogo que deixam muito a desejar. Por exemplo, os hieróglifo são o único inimigo - além do "boss" do final, o Seth - que se tem de enfrentar. Ainda que hajam muitos tipos de hieróglifos, eles continuam a ter um comportamento idêntico. Também, muitos deles estão sempre a ressurgir - obviamente isto impede o jogo de se tornar demasiado fácil, mas pode também tornar-se frustrante quando se fica "encalhado" e se tem de atravessar a mesma área várias vezes, recebendo-se golpes que se querem evitar.

Outro problema está no som. Não há sons para o disparo - não há efeitos sonoros para nada, para dizer a verdade. Há música pelo PC-Speaker, que pode tornar-se irritante depois de algum tempo, e é isso. Também não há suporte para SoundBlaster nem Adlib. É um pouco desapontante mesmo para um jogo de 1989

Graficamente, este jogo não está mau para a sua época. A atmosfera de uma tomba Egípcia é bastante bem recriada. As muitas paredes decoradas, os sarcófagos, os pilares de pedra - funciona mesmo bem no que diz respeito a "meter o jogador na pele do personagem".

Enquanto Eye of Horus pode ter aproximadamente duas décadas, ele foi um dos primeiros jogos de plataformas que realmente tentou uma nova aproximação. Enquanto o género das plataformas nas consolas se começava a tornar estagnado, Eye of Horus estava decidido a mostrar-lhes uma ou duas coisas novas. Apesar de não ser perfeito, continua a ser uma explosão de diversão, e um jogo que eu adorei por muito tempo e que acabei por terminar depois de muita prática. E fica um aviso: fácil ele não é!

Parte da Colecção The 16 Bit Pocket Power

 


advertisment

Reviewed by: red_avatar / Screenshots by: red_avatar / Uploaded by: red_avatar / Translated by: Shrek / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Borðspil
theme:
perspective:
Platform, Side Scrolling,
 
genre:
Borðspil
theme:
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here