Aquilo que eu gosto mais em Rules of Engagement é a possibilidade de o personalizar. Em Rules of Engagement pode-se personalizar praticamente tudo, desde os comandantes das naves até às raças de extra-terrestres e as missões. Também, existe alguma informação muito detalhada sobre as raças e comandantes. Existem "dossiers" sobre uma grande diversidade de raças extra-terrestres e biologia de todos os comandantes.
A personalização não cai só sobre os aspectos físicos e biografias, mas também se podem alterar as características dos vários extra-terrestres. Podem-se fazer raças estúpidas e fracas ou brilhantes, verdadeiras máquinas de guerra, dependendo apenas da vontade do jogador. Podem-se até definir as capacidades das naves e dos seus comandantes.
E depois disto, vamos à história. Tu és o comandante de uma frota da FWAF (Federated Worlds Armed Forces, ou em Português, Forças Armadas dos Mundos Federados) e estão em guerra com a UDP. Durante estes confrontos vais encontrar várias raças de extra-terrestres, as quais te serão todas hostis. Tu começas com um ecrã de "título" muito giro, no qual tens umas quantas opções. Espero que por esta altura já tenhas feito o "download" do manual e lido pelo menos algumas partes dele, caso contrário estarás perdido. Portanto, terás de criar um comandante e escolher uma missão para ele comandar. Vamos lá então começar com isto!
O ecrã táctico é onde vais aplicar a justiça com a utilização dos teus lasers e mísseis destruidores. Mas lembra-te, se os "matares" e não for suposto eles "morrerem", "FIM DO JOGO" (game over)!!
E agora as coisas tornam-se mais interessantes. Olha para o resumo da missão (briefing) e decide a tua linha de acção. Tu "voas" numa das naves enquanto o computador controla as restantes, embora sob as tuas ordens. Usa as comunicações para dar ordens às outras naves e diverte-te com isso!! Ah, e não te esqueças, lê os "briefings" - resumos das missões!! Sobretudo isto, dada a repetitibilidade e possibilidade de personalização deste jogo, eu dou-lhe um 4.