Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
English
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Shannara

Shannara
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
104448 kb
Compability:

 

Download





 

A HISTÓRIA

Brona, o terrível Warlock Lord, havia sido morto há muito tempo por um jovem chamado Shea Ohmsford, e seus amigos. E a paz voltou a reinar na região, desde essa altura. Assim, pensava-se que todos iriam viver felizes para sempre, certo? ERRADO!

O espírito de Brona foi invocado para voltar de entre os mortos, e agora ele procura vingar-se de todos aqueles que o destruíram à tantos anos!

Lá longe, numa terra distante chamada Shady Vale, Jak Ohmsford (filho de Shea) está de mau humor, após uma discussão com o seu pai. Jak anseia por uma vida de emoção e aventura, enquanto que o pai espera que ele fique em Shady Vale, para se tornar um estalajadeiro. Assim, Jak tenta recuperar a calma no seu local preferido, perto do ribeiro, mas sem fazer a mínima ideia da aventura que o espera.

A certa altura, e depois de um confronto com um monstro feroz, Jak encontra um misterioso druida chamado Allanon, que o informa do regresso de Brona. A guerra e a destruição serão inevitáveis, se Brona não for detido! Assim, a Jak é dada a missão de viajar até à cidade vizinha de Leah, a fim de avisar do perigo iminente. E foi ali mesmo que ele soube da existência da “Espada de Shannara” – a única arma capaz de derrotar o terrível Brona!

Depois, Jak, ao tornar-se herdeiro da Espada, terá de ser ele próprio, quem irá empunhá-la.

E assim começa a aventura de Jak: ele irá assumir o seu destino, tornar-se o “Portador-da-Espada” e destruir Brona mais uma vez!

Jak e seu amigo Shella (de Leah) comprometem-se a ir recuperar a espada de Tyrsis. No entanto, a espada está partida, e terá de ser novamente forjada. Como se isso não bastasse, Jak precisa ainda da magia das “Four Lands” (Quatro Terras), a fim de poder reforjar a espada. Ele terá de voltar a unir as raças dos “Elfos”, “Trolls”, “Anões” e “Gnomos”, restaurar a paz entre eles.

Só então a “Espada de Shannara” poderá ser reforjada, e Brona, o terrível “Warlock Lord” ser destruído!

JOGANDO

- Quero mencionar aqui que a versão do Shannara que temos no Abandonia é um "RIP", mas é um RIP que funciona plenamente. Introdução e voz foram removidas, mas as cenas intermédias (cut scenes) ficaram intactas.

Shannara usa o sistema “point and click” (aponta e clica) o que faz com que seja muito fácil jogar. A grande janela mostra o mundo em que decorre o jogo, e é onde a maior parte da acção tem lugar. Ao se clicar num item ou pessoa nesta janela, uma lista de acções disponíveis aparece no lado direito. Da mesma forma, ao se clicar num item do inventário, uma lista de acções disponíveis para esse item é mostrada, à direita.

O inventário é mostrado na parte inferior do ecrã, e pode-se percorre-lo clicando nas setas para cima ou para baixo.

No decurso das viagens pode acontecer com alguma frequência ganhar-se ou perder-se companheiros. Quaisquer companheiros que viagem connosco num dado momento, são mostrados na parte inferior esquerda, e para podermos aceder ao seu inventário, basta clicar no saco ao lado da respectiva imagem.

A navegação pode ser realizada em qualquer das duas maneiras:

  • clicar numa saída mostrada na janela grande (o mundo do jogo) - geralmente apresentada como um caminho ou uma porta, ou então...

  • usando a bússola do lado direito: as saídas disponíveis são mostradas a vermelho, bastando assim, muito simplesmente clicar numa direcção da bússola.

No entanto, quando estamos em zonas selvagens, a acção é mostrada de cima:

  • neste caso, basta clicar numa área da janela, para que o grupo se dirija para lá.

A interacção dos personagens é maravilhosa. Por vezes teremos de tomar decisões de ordem moral que afectem estes personagens, mas qualquer decisão que seja tomada, poderá vir a assombrar a “nossa”vida, mais adiante, no jogo.

Isto faz com que tenhamos realmente de nos preocupar com os personagens, procurando fazer o melhor, por eles.

- Recomendo o uso frequente do “save” (salvaguardar a posição no jogo), para poder voltar atrás e optar por outra decisão.

Ao viajarmos por zonas selvagens, será frequente cruzarmos-nos com monstros que nos atacarão. Serão então dadas as opções de retirar, dar ordens aos nossos companheiros, atacarmos o monstro, ou defendermos-nos.

As cenas de luta são a única coisa negativa que poderei dizer sobre Shannara. Não havia necessidade e elas interrompem o desenrolar da história. No entanto, gostei do recurso “Undo” (anular a última decisão) sempre que somos confrontados com certos monstros que exigem o máximo de nós – o “Undo” leva-nos de volta à situação anterior aquela em que fomos mortos, de modo a podermos tentar uma táctica diferente...

APRESENTAÇÃO GRÁFICA

A apresentação gráfica é maravilhosamente rica e detalhada. Logo desde o início, a água que corre no rio flui lindamente, A luz e as sombras impressionam. Mesmo coisas mais simples como o modo com que o diário vira as páginas, ou os desenhos dos vitrais, ou o fogo cintilante são um deleite para a vista. O efeito de metamorfose (“morphing”) com que os elfos\ anões\ trolls (gigantes) se transformam em monstros, merece uma menção especial. Mas Brona não pode deixar de ser o meu favorito! - ele é um personagem mesmo assustador (he, he).

Sempre que “falamos” com alguém, vemos um “grande plano”(“close-up”) do rosto desse alguém, e as opções para o diálogo são mostradas logo abaixo. Alguns personagens até piscam quando falam!, o que os faz parecer muito reais.

Os itens do inventário são exibidos como ícones e por isso é muito fácil de ver exactamente o que trazemos connosco. Cada um dos nossos companheiros carrega o seu próprio inventário, ao qual poderemos aceder clicando no saco ao lado das respectivas imagens de rosto.

Uma coisa que eu achei um pouco confusa foi o inventário de Shella mostrar que ela carrega um lenço. Mas ela refere-se a isso como sendo um cachecol. Um possível pequeno erro que terá escapado aos programadores?

MUSICA
A música proporciona uma atmosfera maravilhosa para o jogo - por vezes tensa, por vezes assustadora, por vezes francamente triste. A música muda com frequência, oferecendo-nos uma boa variedade. Uma vez que se trata duma versão “RIP”, as vozes foram suprimidas, mas isso não afecta realmente o jogo. O pesado rufar dos tambores dá-nos uma real sensação de perigo. Órgãos também são usados, produzindo um grande efeito, e é espantosa a gama de emoções que aqui são criadas.

RESUMO

Shannara é um maravilhoso jogo de aventura que eu recomendo vivamente. O jogo é baseado nos livros de Terry Brooks com o mesmo nome, e a Legend Entertainment fez um trabalho fantástico ao trazê-lo para a vida, com os computadores. A história de Shannara é obviamente inspirada pelo “Senhor dos Anéis” (Lord of the Rings), mas isso não tem nada de mal! Tudo gira à volta da luta entre o bem e o mal.

Um homem decide enfrentar o seu destino, e o seu mundo fica virado de pernas para o ar! Ele terá de derrotar um ser terrivelmente demoníaco, e lutar contra incríveis adversidades.

Só ele pode usar a arma capaz de destruir este ser maléfico, apesar dos seus amigos ( Elfos, Trolls, Anões e Gnomos) viajarem com ele. Há também um misterioso ser mágico que aparece de tempos a tempos, oferecendo ajuda e orientação. E até iremos encontrar uma tenebrosa e gigantesca aranha que teremos de derrotar!

O jogo desempenha um papel fantástico pelo modo como nos alicia e induz a ter de cuidar e preocupar-nos verdadeiramente com estes personagens. Os gráficos têm um detalhe maravilhoso, e a música, dá-nos prazer ouvi-la. O único ponto negativo é o das cenas de luta, para o que eu não vejo justificação. Que mais haverá a dizer, excepto, descarregar (download), começar já a jogar!?

O jogo corre lindamente no DosBox, é só usar Shannara.exe para iniciar o jogo.

As vozes foram suprimidas desta versão, e por isso a configuração foi propositadamente definida como tal “no digitized audio” pois de outro modo o jogo encravaria (crash) ao não encontrar os ficheiros em falta. Recomendo não alterar esta configuração ou o jogo não correrá. Não há vozes mas, há música! apesar de tudo....

Ao contrário da maioria das outras versões encontrados na web, este é um “RIP” que funciona em pleno. Foram-lhe retiradas a introdução e as vozes, mas tudo o resto está incluído

IMPORTANTE:

Não mudar a configuração de som, caso contrário aparecerá uma mensagem de erro.


advertisment

Reviewed by: Frodo / Screenshots by: Frodo / Uploaded by: Chris / Translated by: Dragom / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Adventure
theme:
Comedy, Futuristic,
perspective:
 
genre:
RPG
theme:
Crime, Fantasy,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Fantasy, Medieval,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Fantasy, Medieval,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Fantasy,
perspective:
1st Person,
Ninja Casino Games


Your Ad Here